16 de Setembro de 2010
Recorde de queimadas em agosto
Renato Alves (Correio Braziliense)
Com a seca e a baixa umidade relativa do ar, o Distrito Federal registrou 2,4 mil focos de incêndio neste ano. Mais do que em todos os 12 meses de 2009, quando houve 2.063 queimadas. Somente ontem, a unidade da Federação teve 22 incêndios. O maior deles, na região da Fercal, próximo a Sobradinho, queimou o equivalente a mais de 90 campos de futebol profissional. Com um total de 767 ocorrências — média de 24,7 incêndios por dia — agosto apareceu como o mês com o maior número de queimadas em 2010 na capital do país.
Já na área da futura Cidade Digital, a 300m da Residência Oficial do Torto — casa de fim de semana da Presidência da República —, outro incêndio atingiu a rede de transmissão de energia elétrica da Companhia Energética de Brasília (CEB). Labaredas de até 10m de altura queimaram as torres de uma linha de alta tensão (138kV) por volta das 16h.
A queimada afetou dois circuitos de distribuição de energia, que alimentam parte das subestações Brasília-Norte e Brasília-Centro. O fornecimento de energia acabou interrompido por 10 minutos na Esplanada dos Ministérios, Setor de Embaixadas Sul, tribunais superiores, Shopping Pier 21, São Sebastião, Lago Sul e parte do Paranoá.
Os convidados para o lançamento do Plano de Combate ao Desmatamento do Cerrado, do governo federal, anunciado na tarde de ontem, sentiram o efeito das queimadas em Brasília. Durante a solenidade, realizada no Palácio do Planalto com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, faltou energia elétrica por três vezes, por causa do incêndio perto da Granja do Torto.
As chamas, que começaram por volta das 15h, consumiram todo o cerrado à margem da rodovia de acesso à região da Granja do Torto, ocupada por casas e chácaras, além do parque de exposições onde são realizados eventos agropecuários. Duas picapes com 10 homens do Corpo de Bombeiros foram deslocadas para o local. Eles controlaram o fogo por volta das 19h, quando mais de 10 hectares haviam sido queimados.
Além da queimada na Granja do Torto, a equipe do Correio Braziliense registrou outro foco de incêndio no Setor Noroeste no início da noite. As chamas consumiam o cerrado na área do Parque Burle Marx, atrás do Camping Club de Brasília e ao lado da pista de aeromodelismo, vizinhos da garagem do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário